sábado, 5 de maio de 2012




A palavra "ANIMAÇÃO" significa alma, dar vida.

                             Deriva da palavra latina "ânima" significando alma, sopro, vida.

O que é a Animação Sociocultural?
Definição:

"A Animação Sociocultural é um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sociopolítica em que estão integrados." (UNESCO)

Contextualização histórica:
O aparecimento da animação sociocultural (ASC) esteve diretamente relacionado com a Revolução Industrial e com todas as transformações e mudanças que daí resultaram. As pessoas saíram do campo para a cidade para trabalharem nas fábricas, o que deu origem ao crescimento da população urbana e à desertificação rural provocando grandes alterações no sistema social e familiar.
Assim como a sociedade, a ciência evolui no sentido do desenvolvimento tecnológico e informático despoletando a necessidade de uma educação permanente para constante atualização de conhecimentos ao longo da vida. O incremento do tempo livre foi uma conquista da revolução industrial através do reconhecimento da sua importância e da sua inscrição enquanto direito do ser humano, e está diretamente ligada à ASC. Acima de tudo, a rapidez com que se deram essas transformações e mudanças dificultaram a adaptação da sociedade às novas exigências, realidades e problemas, criando as condições necessárias para o aparecimento e implementação da ASC.
Para melhor podermos compreender o sentido, a extensão e as possibilidades do conceito de ASC, optámos por apresentar as suas principais dimensões, referimo-nos à dimensão cultural, social e educativa.

Um dos conceitos fundamentais ligado ao discurso teórico da ASC é o de cultura, o que nos remete desde logo para a sua dimensão cultural. O conceito de cultura é extremamente rico e extravasa várias disciplinas e ciências apesar de até ao século XV a palavra cultura só se aplicar ao trabalho da terra.
Etimologicamente, cultura deriva do verbo latim "colere" que significa o ato de "cultivar a terra", como também o de "honrar, render culto, tributo, em especial aos deuses" (Ander-Egg, sd:18). Contudo, a ideia de cultura que interessa à ASC é extraída da antropologia cultural expressa na definição do antropólogo britânico Tyler (1871) citado por Quintas e Sanchez (1995: 14) e que define cultura como "aquele conjunto complexo que abarca os conhecimentos, as crenças, a arte, o direito, a moral, os costumes e os demais hábitos e aptidões que o homem adquire enquanto membro da sociedade". A cultura é tudo aquilo (conhecimentos, valores, tradições, costumes, etc.) que se transmite e adquire socialmente, ou seja, é fruto da própria vida social.
Mais do que perceber e situar o conceito de cultura é também necessário abordar o que a ASC faz ao nível da cultura, assim torna-se inevitável fazer referência a dois conceitos inerentes a esta questão: a democracia cultural e a democratização cultural.

A ASC tem como função fazer circular todo o tipo de discurso cultural e gerar processos de participação de maneira mais ampla possível (Ander-Egg, 1999: 25). Já ao animador cabe fazer a mediação entre a arte e o público e facilitar a divulgação dos bens culturais.
A ASC tendo como principal preocupação os interesses e aspirações dos indivíduos, leva a cabo um conjunto de ações que potenciam o seu próprio desenvolvimento e contribuem para a sua autonomia a vários níveis (cultural, psicológico, social, afectivo e político), estando presente uma atitude anti-autoritária, no sentido de provocar a participação ativa.

Não podemos deixar de referir que a ASC contribui para o desenvolvimento cultural da sociedade, entendido como "a promoção das condições institucionais favoráveis e das competências necessárias à criação de obras e saberes, sejam eles tratados de filosofia ou receitas culinárias, danças tradicionais ou música de vanguarda, conhecimentos políticos ou aptidões técnicas, artesanato ou domínio de línguas estrangeiras, exercícios desportivos ou assistência a espetáculos, pintura ou frequência de museus" (Santos Silva, 1988: 30 citado por Banha et al 1994: 663).
Ligado ao desenvolvimento cultural está o conceito de tempo livre que surgiu em meados do século XX e tem a sua época de esplendor na atual sociedade pós-industrial. Os avanços tecnológicos e a modernização industrial permitiram a diminuição do tempo de trabalho e consequente aumento do tempo livre. Assim surge o conceito de ócio cultural.
O animador sociocultural assume uma importante função de mediador e facilitador das práticas culturais nos tempos livres, de forma a contribuir para o desenvolvimento cultural de um colectivo, grupo ou comunidade.
A ASC surgiu para ajudar os indivíduos a adaptarem-se à comunidade e para prevenir e estar atenta a fenómenos de "sobre adaptação" que provocam a despersonalização, o conformismo, a alienação e a passividade.
O que se pretende com a ASC é a transformação da comunidade a partir da dinamização, mobilização e implicação dos indivíduos para atingir o desenvolvimento dessa mesma comunidade.
A ASC atua para superar desigualdades sociais, dar liberdade à expressão dos mais desfavorecidos e dos excluídos, sendo que para isso o animador necessita de trabalhar com outros profissionais. Pretende também criar estratégias, planos de atuação, e metodologias operativas de intervenção, considerando-se assim a ASC como uma tecnologia social.
A ASC é uma estratégia de intervenção que, trabalhando por um determinado modelo de desenvolvimento comunitário, tem como finalidades ultimas promover a participação e dinamização social a partir dos processos de responsabilização dos indivíduos na gestão e direção dos seus próprios recursos (Trilla, 1997: 297).
Este desenvolvimento comunitário potencia o fortalecimento da sociedade civil através da aprendizagem da democracia que se realiza essencialmente ao nível associativo e da distribuição e repartição do poder económico, social, educativo, cultural e político, favorecendo a igualdade de oportunidade para todos os elementos da comunidade.

Fonte: http://www.apdasc.com

Anabela Leal
Cátia Salvador


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