sábado, 9 de junho de 2012



Podemos dividir a animação segundo várias componentes:

1     Animação física ou motora;
2     Animação cognitiva ou mental;
3     Animação através da expressão plástica;
4     Animação através da expressão e da comunicação;
5     Animação lúdica;
6     Animação de desenvolvimento pessoal;
7     Animação comunitária;

Uma vez que a minha atividade profissional é com a terceira idade, gostaria de salientar o papel da Animação Sociocultural nesta faixa etária, segundo as várias componentes da Animação.
As actividades para os anciãos sejam elas, actividades físicas, motoras, cognitivas, lúdicas, etc., todas elas tendem para o mesmo objectivo; isto é, fazer com que os idosos não se auto excluam, devido a ideias pré concebidas de que já não valem nada e que a única saída é a morte.


As atividades físicas consistem, essencialmente, em exercícios de motricidade, coordenação, e de mobilidade, de forma a manter ou a melhorar não só a independência do idoso mas também a sua qualidade de vida.
À medida que envelhecemos é extremamente importante a actividade física/ motora, para que o idoso não vá perdendo cada vez mais a sua autonomia e a par desta, a sua qualidade de vida, mesmo tratando-se de exercícios simples.
Os exercícios motores têm como objectivo melhorar ou pelo menos manter a força muscular para que a pouca que existe, não se perca. Fomenta, ainda, a resistência muscular, o fluxo sanguíneo nos músculos, melhora a coordenação, a actividade motora global, a agilidade e a qualidade de vida. Promove, ainda, o convívio entre os seniores, o seu relacionamento, a boa disposição, evitando o isolamento que é tão característico no idoso.
Com a idade as capacidades físicas/motoras vão-se perdendo. No entanto, é possível ajudar o idoso a manter ou pelo menos a retardar estas capacidades através de exercícios psicomotores regulares.

As atividades físicas /motoras, promovem:

A nível físico:

 Melhora as capacidades de movimento, flexibilidade, coordenação geral e o equilíbrio;

A nível psíquico:

 Estimula a percepção e a memória;

A nível socioafectivo:

 Melhora a cooperação, promovendo o convívio, as relações sociais. Há, também, uma revalorização do corpo em geral, melhora a sua auto-estima e a sua autoconfiança.


A animação cognitiva são todas as atividades inteletuais e sensoriais que têm por objetivo manter o cérebro do ancião ativo.
Todas estas actividades cognitivas, sejam jogos ou passatempos, têm por objectivo, exercitar, desenvolver a agilidade mental, o raciocínio mental (operações aritméticas), a percepção (descobrir diferenças), a memória visual (jogo de memorizar roupas).
À medida que envelhecemos, as nossas capacidades cognitivas vão-se perdendo. Com tudo, esses efeitos podem ser atenuados se o idoso efectuar actividades no âmbito cognitivo. Estas atividades têm por objetivo, manter ou pelo menos retardar os efeitos da perda de memória e prevenir eventuais doenças degenerativas.


As atividades de animação através da expressão plástica têm por objetivo proporcionar ao idoso a possibilidade de se expressar através dos trabalhos manuais e das artes plásticas.
Pretende-se, com estas actividades de expressão plástica (desenho, moldagem, pintura, recorte, colagens, etc.), dar largas à imaginação, criatividade, desenvolver e estimular a motricidade fina e a coordenação psicomotora do idoso. Na elaboração desta actividade, podemos utilizar variadíssimas técnicas tais como: a técnica do balão, a da pasta de papel, do giz/ leite, de meia, tafetá gelatinado, etc., e ainda, materiais tão simples como por exemplo: lãs, corda, cartolinas, feltro, papel frisado, tintas, barro, arame, papel de seda, serapilheira, etc.


Neste tipo de animação pretende-se que o idoso comunique com os seus semelhantes. Essa comunicação pode ser efetuada através da música, do teatro, da dramatização, da poesia, etc. Na animação expressiva através da expressão e da comunicação o ancião transmite os seus sentimentos e emoções através da voz, do comportamento, da postura e do movimento.


Esta componente da animação tem como objetivo essencial, o divertimento, ocupação do tempo, promover o convívio, divulgação de conhecimentos, artes, experiencias e saberes, seja de crianças, jovens ou idosos.
A animação lúdica esta direcionada para o lazer, a brincadeira, o entretenimento de todas as faixas etárias.

Animação de desenvolvimento Pessoal


Pretende-se, nesta componente da animação, desenvolver o “eu” do idoso, as suas experiencias de vida, as suas emoções e sentimentos. Assim sendo, tem como objetivo promover e desenvolver não só as competências pessoais mas, também, sociais da pessoa humana. É relevante salientar, a importância que esta animação tem na estimulação do autoconhecimento, da interação entre o indivíduo e o grupo e na própria dinâmica de grupo. 


A animação comunitária é aquela em que o ancião participa ativamente no seio da comunidade, como elemento válido, ativo e útil. Esta componente da animação é direcionada para todos os anciãos autónomos que ainda se sentem ativos e ainda querem e podem ter uma voz ativa como membros de uma comunidade da qual fazem parte.
Nesta área, o voluntariado assume um papel preponderante, uma vez que, a maioria das atividades executadas pelos idosos na comunidade é de espírito voluntário.


Berta Maria Russo Ribeiro  Nº 5001443                                    09/06/2012

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